Vagrant
Vagrant é uma ferramenta Open Source para criação de um ambiente virtual. A ideia é que a equipe trabalhe com ambientes idênticos para reduzir incompatibilidades de versões e configurações. Alem de dar produtividade na construção e reconstrução do ambiente de desenvolvimento.
Podemos usar diversos provedores de virtualização, mas neste tutorial vou mostrar com o Virtual Box.
Então abra seu terminal para começar a instalação.
Instalando o Virtual Box:
$ sudo apt-get install virtualbox
Instalando o Vagrant:
$ sudo apt-get install vagrant
PuPHPet
Vamos usar o PuPHPet, que ajuda muito na criação da maquina virtual, então acesse https://puphpet.com/ e monte a box do jeito que você precisa.
O PuPHPet precisa da versão 1.6.0 do vagrant para funcionar, caso não tenha essa versão instalada acesse: http://www.vagrantup.com/download-archive/v1.6.0.html, faça o download do arquivo deb e instale, pode ser feito via terminal com dpkg -i ou com duplo clique, pela Central de Programas Ubuntu. Ele irá atualizar a versão do seu Vagrant.
Para verificar se funcionou use o comando:
$ vagrant — version
Voltando ao PuPHPet, na primeira opção marque o VirtualBox que é o provedor de VMs que instalamos e siga escolhendo o que deseja em sua box.
Depois de concluído e gerado o arquivo com suas configurações, descompacte, abra o terminal, vá até o diretório descompactado e execute:
$ vagrant up
Espere alguns minutos, ele irá fazer o download do S.O. escolhido, instalar e configurar do jeito que você montou na interface web do PuPHPet.
Para acessar sua maquina virtual, basta executar:
$ vagrant ssh
Muito simples, não?
O Vagrant compartilha um diretório sincronizado entre sua maquina e a maquina virtual, para que você coloque seu projeto para funcionar.
No próximo post, vou ensinar como acessar o banco MySQL da sua vm, usando túnel SSH com MySQL Workbench.
Abraço e bom trabalho!